quinta-feira, 28 de abril de 2011

A DIFERENÇA ENTRE PROFESSORES E EDUCADORES

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas
de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para
 remover o excesso de batom. O diretor andava bastante aborrecido,
 porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao
 final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as
 mesmas marcas de batom...
 
 Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou
 pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas
 aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora. No dia
 seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...
 
 No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no
 banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do
 trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso
 sanitário e passou no espelho.
 
 Nunca mais apareceram marcas no espelho!
 
 Moral da história: Há professores e há educadores...

sábado, 23 de abril de 2011

ARTESANATO ITABIRANO EM EVIDÊNCIA

A  Arte e o artesanato de Itabira  está em exposição no Centro Cultural.  Vale a pena fazer uma visita e conhecer  o artesanato produzido na terra que é a capital da poesia e berço do maior poeta da nossa língua. Confiram ai, algumas imagens que fiz neste  sábado:















segunda-feira, 18 de abril de 2011

ITABIRA: Oficinas culturais com inscrições abertas.

Para quem deseja participar de Oficinas Culturais, acontecerá nos  dias 21, 22 e 23  de Abril o 1º Congresso Mova-se.  Serão oferecidas várias oficinas  na área de  dança e teatro. Portanto meus amigos, movam-se e participem!  Clique na  imagem para ter informações completas.

SEM PALAVRAS

Recebi esta mensagem hoje, de um anônimo, no meu e-mail: 
Porque até o momento não houve nenhuma informação (no Blog Noites Itabiranas) sobre  a tragédia  de Realengo - RJ, que vitimou  estudantes de uma escola e deixou várias outras feridas? 


Não preciso publicar nota ou informações sobre  o ocorrido, a imprensa nacional já cobriu, inclusive, além do necessário. É um fato realmente muito triste e confesso que fiquei sem ânimo para escrever no blog por alguns dias. O momento é para  voltar  nossas  preces a Deus pedindo que ilumine e abençoe as famílias das vítimas.  

MELHOR FILME DO ANO: VOCÊ ESCOLHE!!!

Qual foi o melhor filme brasileiro de 2010? Quem foram os melhores atores? E entre os filmes estrangeiros, qual se destacou? É hora de começar a responder estas perguntas. A Academia Brasileira de Cinema divulgou ontem a relação de indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o "Oscar do cinema nacional".

Dois filmes saíram na frente, com larga vantagem. Tropa de Elite 2 e Chico Xavier receberam, cada um, 16 indicações. Os longa-metragens dos diretores José Padilha e Daniel Filho competem na maioria das categorias, incluindo filme, diretor, ator, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

Logo a seguir surge As Melhores Coisas do Mundo, indicado em 9 categorias. 5x Favela - Agora por Nós Mesmos (7 indicações), Olhos Azuis (4 indicações) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (4 indicações) completam a lista dos candidatos ao prêmio de melhor filme.

A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá em 31 de maio, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Até lá você e os eleitores da Academia Brasileira de Cinema votarão para eleger os melhores do ano passado. Isso mesmo, você. O público também poderá votar, escolhendo seus preferidos entre os indicados a filme, documentário e filme estrangeiro. Para participar basta visitar www.academiabrasileiradecinema.com.br

Fonte: adorocinema.com.br

Por uma educação inclusiva verdadeira

A atenção para um atendimento escolar especial aos portadores de necessidades no Brasil, teve seu primeiro amparo pelas políticas públicas em 12 de setembro de 1854, sobre um decreto imperial de D. Pedro II, criando na cidade do Rio de Janeiro o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, mais tarde, sendo denominado pelo governo republicano como Instituto Benjamin Constant. Hoje, as expressões: educação inclusiva; e integração educacional compõe o vocabulário daqueles que vivem a realidade escolar no Brasil. Embora que as políticas nacionais e os acordos internacionais tenham sua atenção voltada  para  a verdadeira cidadania da inclusão, muitas escolas no Brasil, ainda enfrentam preconceitos e a  falta de comprometimento  de alguns de seus educadores para a prática da inclusão escolar.


VALE X ITABIRA: VOCÊ SABIA???

A criação da Vale envolveu os governos britânico, norte-americano e brasileiro num empenho de guerra, com o objetivo de fornecer minério de ferro para os países aliados durante a 2ª Guerra. Na ocasião, a Vale tinha como meta extrair, transportar e embarcar o minério de Itabira, na quantidade prevista de 1.500.000 t./ano para os Estados Unidos e para a Inglaterra, durante o período de três anos, a um preço bastante inferior ao de mercado*. 

Hoje, em épocas atuais, à medida que se exaure a mina do Cauê e se comprova a viabilidade econômica da exploração das jazidas cada vez mais próximas do sítio urbano, intensifica-se a exploração dessas, onde os veios de minérios estão mais profundos.** 



*MELLO, E. M. R.; PAULA, Germano Mendes de. Mineração de Ferro e Enclave - Estudo de Caso da Companhia Vale do Rio Doce. In: IX Seminário da Economia Mineira, 2000, Diamantina. Anais 9º. Seminário sobre a economia mineira. Belo Horizonte : UFMG/CEDEPLAR, 2000. v. 1. p. 613-638.

**SOUZA, M. R. G. . A situação devulnerabilidade da Vila Paciência de Baixo. Jornal Diário de Itabira, Itabira - MG, p. 04 - 05, 06 maio 2007.

domingo, 17 de abril de 2011

O PASSADO AO VIVO E A CORES


Não, este não é um avô distante meu e muito menos  um daqueles Coronéis do Café. Sou eu mesmo numa fotografia feita  no Museu da Estação de Ferro de São João Del Rey!  

Além de  contar com um acervo rico com locomotivas e vagões  da época do império, o Museu ainda  oferece uma viagem de Maria Fumaça - a Locomotiva a vapor, no trecho entre São João del-Rei e Tiradentes. O passeio é operado pela Ferrovia Centro-Atlântica.

Começa hoje a temporada 2011 do Concertos no Parque

No dia 17 de abril, domingo, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais abre a temporada do Concertos no Parque com um repertório festivo e dançante de valsas. A estreia do projeto em 2011 marca ainda a reabertura do Parque Municipal Renné Gianetti, que esteve fechado para manutenção. Com regência do maestro titular Roberto Tibiriçá, os músicos da OSMG convidam o público para valsar ao ar livre com obras de Strauss, Lehár e Tchaikovsky. A entrada é franca. 

sábado, 16 de abril de 2011

AMOR E REVOLUÇÃO clichês rumo ao Guiness

Já se passaram  duas semanas  e eu ainda não encontrei uma forma de definir  a nova novela do SBT: Amor e Revolução. Encontrei este  texto da colunista Patrícia Kogut, publicado  no dia 10 de abril, no oglobo.com, e que  diz tudo e mais um pouco.  Veja ai. 

O SBT investiu. “Amor e revolução” tem elenco com alguns talentos, direção do experiente Reynaldo Boury e figurinos e cenários que revelam um trabalho de pesquisa. Porém, nada disso se sustenta sem uma boa dramaturgia e os diálogos são inferiores até aos de outros trabalhos do mesmo autor, Tiago Santiago (“Mutantes” e “Caminhos do coração”).
Uma bula de remédio, com posologia, indicações de uso e um bom esclarecimento sobre efeitos colaterais é poesia burilada se comparada ao texto desta novela. Santiago possui a maior coleção de clichês sobre política dos anos de chumbo no Brasil que alguém possa reunir. Com isso, os atores ficam praticamente impedidos de alcançar alguma naturalidade em cena. Limitam-se a declamar panfletos.
Santiago empilhou pérolas ditas tanto pelos personagens estudantes quanto pelos militares. Exemplos: “A burguesia tem medo do comunismo, mas a burguesia vai ter que engolir”; “O Jango (João Goulart) está cutucando os militares e os americanos com vara curta”; “O amor cria tudo. A revolução muda tudo”; “Você acha que os americanos podem estar por trás desta conspiração?”; “Não gosto de política, gosto de arte” e a resposta: “Então faz arte para o povo”; “Tem que organizar o povo, não partir para o confronto suicida com os milicos”. Por aí vai, o acervo parece ilimitado.
A obsessão por explicar tudo, também. Ao ponto de existir uma cena de tortura em que o personagem de Marcos Breda, amarrado a uma cadeira, ouviu de seu algoz a seguinte observação: “Esta é a cadeira do dragão. Agora vou aplicar uma corrente bem forte, de 10 Ampères”. Só faltou dizer: “Depois não diz que não avisei, heim”.
Além de uma ou outra atuação — Lúcia Veríssimo e Licurgo Spínola entre elas —, salvam-se os depoimentos finais. Cheios de emoção verdadeira, alcançam o espectador como esta novela jamais vai conseguir. “Amor e revolução” desperdiçou um bom assunto. Em parte porque o texto do autor deixou muito a desejar. Em parte por apostar que o público seja burro e um tema histórico precisa ser oferecido mastigadinho. Quem viu a excelente “Anos rebeldes”, de Gilberto Braga, sabe que não é nada disso.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O novo sítio de Monteiro Lobato

DICA DE SITE PARA AS CRIANÇAS!!!

A boneca de pano com olhos de retrós preto, feita por Tia Nastácia, mudou – e passou a habitar um sítio diferente. Emília e a turma do Sítio do Picapau Amarelo entraram na internet. Desde a sexta-feira, 1º de abril (Emília adoraria a data...), eles estão no Mundo do Sítio – um portal de  jogos e atividades culturais lançado em parceria pela Editora Globo e TV Globo. Fonte: G1

O endereço digital é: www.mundodositio.globo.com