segunda-feira, 18 de abril de 2011

VALE X ITABIRA: VOCÊ SABIA???

A criação da Vale envolveu os governos britânico, norte-americano e brasileiro num empenho de guerra, com o objetivo de fornecer minério de ferro para os países aliados durante a 2ª Guerra. Na ocasião, a Vale tinha como meta extrair, transportar e embarcar o minério de Itabira, na quantidade prevista de 1.500.000 t./ano para os Estados Unidos e para a Inglaterra, durante o período de três anos, a um preço bastante inferior ao de mercado*. 

Hoje, em épocas atuais, à medida que se exaure a mina do Cauê e se comprova a viabilidade econômica da exploração das jazidas cada vez mais próximas do sítio urbano, intensifica-se a exploração dessas, onde os veios de minérios estão mais profundos.** 



*MELLO, E. M. R.; PAULA, Germano Mendes de. Mineração de Ferro e Enclave - Estudo de Caso da Companhia Vale do Rio Doce. In: IX Seminário da Economia Mineira, 2000, Diamantina. Anais 9º. Seminário sobre a economia mineira. Belo Horizonte : UFMG/CEDEPLAR, 2000. v. 1. p. 613-638.

**SOUZA, M. R. G. . A situação devulnerabilidade da Vila Paciência de Baixo. Jornal Diário de Itabira, Itabira - MG, p. 04 - 05, 06 maio 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário