Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas
de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para
remover o excesso de batom. O diretor andava bastante aborrecido,
porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao
final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as
mesmas marcas de batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou
pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas
aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora. No dia
seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...
No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no
banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do
trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso
sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!
Moral da história: Há professores e há educadores...
E como você interpreta essa sua moral da história, João? Faz dias li esse post e fiquei pensando, pensando...
ResponderExcluirOi Vanessa!
ResponderExcluirÉ sempre bom trocar figurinhas com você!
Este texto foi enviado, para meu e-mail, por uma professora.
Uma situação como esta, narrada na história, é muito comum nas escolas com alunos do Ensino Fundamental, na faixa etária a partir de 11 anos.
Há, pelo menos, dois fatores que podem servir de base para justificar atitudes que levam alunas a marcar o espelho do banheiro com marcas de batom.
A primeira é cultural, pois cada aluno que chega na escola, apresenta na bagagem seu histórico de comportamento familiar e social. Há também a ação da própria natureza do ser humano, pois ao chegar em determinada idade, com os hormônios já em metamorfose, o adolescente desperta em si necessidade para uma autonomia e, com isso,o desejo de quebrar com todas as regras sociais. Em outras palavras: Aquela fase rebelde que todos nós já vivenciamos um dia(risos)
E como a escola pode agir?
Acredito que uma boa conversa é ainda o caminho mais seguro e razoável para resolver situações assim. E claro: A escola pode também aproveitar a oportunidade para lançar projetos interdisciplinares, com envolvendo dos professores, para discutir, com os alunos, assuntos voltados para sexualidade e comportamento.
É isso ai. Beijão!