quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O PARQUE DO CARAÇA CORRE RISCO E PRECISA DE AJUDA!!!

Situado no município de Catas Altas, próximo a Barão de Cocais e Santa Bárbara, o Santuário do Caraça, foi fundado em 1774 pelo Irmão Lourenço e abriga, atualmente, uma das mais importantes reservas particular do patrimônio Natural do Brasil. 

Segundo uma mensagem recebida  da  Aline, coordenadora ambiental do parque, há  um sério risco  da Serra sofrer danos com a Mineração a partir deste ano. Vamos juntar nossas  forças e ajudar! Monte um abaixo assinado com seus amigos e familiares e encaminhe os documentos assinados para o  endereço: SANTUÁRIO DO CARAÇA. CAIXA POSTAL, Nº 12. SANTA BÁRBARA. CEP: 35.960-000.  


Vejam ai a mensagem:



Prezados Amigos do Caraça,


Nesse ano de 2011, vamos precisar do seu precioso apoio para divulgar e coletar

o maior número de assinaturas do abaixo-assinado em defesa da Serra do Caraça.

Veja também o link do abaixo-assinado online no site do Santuário do Caraça.




A Direção do Santuário do Caraça agradece o seu apoio!

Abraço Fraterno,

Aline Cristine Lopes de Abreu
Coordenadora Ambiental da RPPN – Santuário do Caraça

sábado, 19 de fevereiro de 2011

SINTO VERGONHA DE MIM









Sinto vergonha de mim!

"Por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
Que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o "eu" feliz a qualquer custo,
buscando a tal "felicidade"
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos "floreios" para justificar
atos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre "contestar",
voltar atrás
e mudar o futuro.

'Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo
que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.
Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!

"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto".

Poema de Cleide Canton, com trecho final de Ruy Barbosa.  
Vídeo: Rolando Boldrin

A ÁFRICA DE TODOS NÓS


Amigos, vejam que boa oportunidade de conhecermos melhor a cultura de um povo que tem tudo a ver com a gente! 

Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar. 


Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990. 


Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto. 



O objetivo da iniciativa é  preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.



O Brasil e outros países de língua portuguesa têm agora a oportunidade de conhecer a Coleção História Geral da África em português. A coleção foi lançada em solenidade, em Brasília, com a presença dos ministros de Educação e Cultura.

Faça aqui o download da coleção.

Fonte: MEC

Abertas as inscrições para curso de formação de gestores

Estão abertas, até 13 de março, as inscrições para o curso de extensão a distância formação continuada em conselhos escolares – fases 1 e 2, ofertado pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O curso visa capacitar os participantes para implantar e fortalecer os conselhos escolares em seus respectivos sistemas de ensino e integra as ações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 


Serão 1,2 mil vagas para estados da região Norte, Nordeste (exceto Ceará), Centro-Oeste, Sudeste (exceto São Paulo). Voltado preferencialmente para profissionais das secretarias municipais e estaduais, especialmente aqueles que atuam na área de gestão democrática, o curso será ministrado a distância e com estrutura modular para se adequar às necessidades dos alunos. O cursista contará com um tutor com quem interagirá por uma plataforma virtual de aprendizagem.

No curso, serão ministrados os conteúdos dos cadernos que compõem o material didático elaborado pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, disponíveis no portal do MEC. A fase 1 terá o conteúdo dos cadernos 1 a 5 e a fase 2, dos cadernos 6 a 10. Cada fase contará com 80 horas de aula e deve durar cerca de quatro meses. A formação é custeada pelo MEC e a certificação, expedida pela UnB.


Para se inscrever, o candidato deve preencher uma ficha. Depois, o secretário de educação deve encaminhar ofício, devidamente assinado, contendo a unidade da Federação, o município e seu endereço eletrônico, além do nome, CPF e endereços eletrônicos dos profissionais da secretaria de educação indicados para fazer o curso. 



O ofício deverá ser enviado para o fax (61) 3349-0996, ramal 202, ou 3349-6007, ramal 202, ou digitalizado e encaminhado via internet. Após o recebimento do ofício, a UnB enviará diretamente ao candidato uma mensagem com a senha para acesso. A inscrição só é confirmada depois que o candidato acessa a página do curso. A matrícula será cancelada caso o ofício não seja enviado ou as exigências não sejam cumpridas. 
Fonte: MEC

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ballet Jovem Palácio das Artes apresenta: Diálogos e Sostenuto

O Ballet Jovem Palácio das Artes se apresenta na 37ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança em espetáculo estreante, com quatro trabalhos coreográficos de seu repertório: Diálogos e Sostenuto, além de CONTRACAPA e Capricho, esta com a participação do bailarino Cícero Gomes, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que irá dançar um pax de deux, com Amanda Sant'ana, integrante do Ballet Jovem.

 
SOSTENUTO

O coreógrafo argentino Luis Arrieta buscou no dicionário o verbo sustentar para definir o desenvolvimento da coreografia SOSTENUTO. A construção do movimento foi elaborada no sentido de “Impedir que se caia, amparar, estimular, equilibrar-se”, como define o verbo no dicionário. A trilha sonora é do compositor Sergei Rachmaninoff.
 
DIÁLOGOS

Em DIÁLOGOS, o Ballet Jovem Palácio das Artes contou com duas participações especiais: o coreógrafo Rui Moreira e o Grupo de Percussão do CEFAR, que assina a trilha sonora. Os músicos Breno Bragança, Caio Plínio, Gabriel Bruce, Natália Mitre e Rodrigo Nargel criaram a trilha a partir da composição de elementos acústicos e eletrônicos em diálogo com o movimento. As vozes dos bailarinos, incluídas na música, expressam o antagonismo entre luz e sombra e foram manipuladas digitalmente, servindo de base para a inserção dos instrumentos de percussão.

Data: 01 de março

Horário: 21h

Local: Grande Teatro

Valor: Sinparc – R$ 12,00

Duração: 1h15

Classificação etária: livre

Informações: (31) 3236-7400




quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO: A instituição cultural mais antiga de Minas Gerais.

Criado em Ouro Preto em 1895, o Arquivo Público Mineiro é a instituição cultural mais antiga de Minas Gerais. São milhares de documentos de origem pública e privada que remontam aos períodos colonial, imperial e parte do republicano.



A casa
Datada de 1897, a casa que hoje abriga o Arquivo Público Mineiro integra importante conjunto arquitetônico de Belo Horizonte e faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Construída para servir de residência do secretário das finanças, a partir de 1910 foi destinada às repartições da Prefeitura Municipal, abandonando sua função residencial de origem. Em 1938 a Prefeitura deixou a casa, que passou a ser ocupada pelo Arquivo Público Mineiro.



Para Visitar

Endereço:
Av. João Pinheiro, 372 – Funcionários
Belo Horizonte, MG 30130-180
Telefax: (31) 3269-1060 / (31) 3269-1167

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PROJETO MENINOS DE MINAS 2011: INSCRIÇÕES TERMINAM HOJE!!!

Amigos, fiquem atentos, pois HOJE, 15 de fevereiro, é o último dia de inscrições para as primeiras turmas do projeto Meninos de Minas 2011.  Veja  matéria completa sobre o projeto, clicando aqui!


NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

Horário de inscrições: 14h às 17H
Local: Salão da Banda Euterpe, Rua Dr. Guera, 49, bairro Pará.





segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DRUMMOND ESCREVERIA ASSIM?

É comum nas atividades de grupo, em cursos e reuniões, acontecerem momentos de reflexão com  leituras de poemas e textos que, em sua maioria, são encontrados em sites de relacionamentos e milhares de blogs espalhados pela Internet.  Cuidado, não saia  copiando e colando  o que surgir na sua frente, você pode ser vítima de um texto apócrifo! 

O que não falta  na rede  são textos duvidosos, supostamente assinados por  grandes autores  da nossa literatura.  Um dos textos que se tornou comum em final de reuniões de grupos, é atribuído ao Poeta Carlos Drummond de Andrade e apresenta  uma escrita melosa e com informações que contradizem o pensamento do nosso poeta itabirano.    Vou lançar apenas uma estrofe do dito, até mesmo para não divulgar mais algo que parece mesmo não ter autenticidade. Veja ai:

"Desejo a você...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor..."
  
Ainda assim, para não cometer um pecado drummondiano com os amigos leitores, recorri a um dos grandes estudiosos sobre a vida e obra do Poeta itabirano, o Professor Edmilson Caminha, e pedi que orientasse sobre a veracidade ou não deste poema. Com o entusiasmo de quem ama a obra  do nosso poeta  maior, o Professor  prontamente  respondeu e elucidou um pouco mais  sobre o tema. Veja ai: 

Meu prezado João Carlos,


Não há, nas edições da Poesia Completa de Drummond, nenhuma referência a esse tal "Desejo a você", que circula, como se escrito por ele, nesse fascinante meio de comunicação (mas também caótica rede de arrasto...) que é a internet. Desnecessário, porém, ocupar-se com tal busca: quem conhece a obra do poeta itabirano sabe que ele jamais assinaria versos tão melosos, piegas e medíocres. O problema é que, hoje, qualquer um escreve qualquer coisa e atribui, em certos casos leviana e irresponsavelmente, a quem quiser: Drummond, Quintana, Millôr, Jabor, Veríssimo e tantos outros autores de renome. Parece que, na cabeça dessas pessoas, os textos que criam (às vezes de muito boa qualidade) só serão lidos e apreciados se falsamente atribuídos a escritores já consagrados. Uma pena, já que esses aspirantes a cronistas e poetas correm o risco de permanecer para sempre anônimos...

Sobre a matéria, a jornalista e pesquisadora Cora Rónai publicou um livro interessante: Caiu na rede (Rio de Janeiro : Agir, 2006). É indicação que faço a Você e aos seus leitores.

Um abraço amigo do

Edmílson Caminha


Portanto, meus amigos, vamos ficar atentos  com os textos que circulam pela rede mundial de computadores e, antes de usá-los,  façamos uma  pesquisa sobre suas fontes para assegurar de sua autenticidade e, claro, não levar gato por lebre.  

domingo, 13 de fevereiro de 2011

XADREZ NA ESCOLA

Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação. Montei um projeto de Xadrez  e apliquei, na minha  disciplina de Artes, com turmas de ensino fundamental. O resultado  não poderia ser melhor, pois os alunos participaram com muita animação, chegando inclusive a montar  um  torneio entre  os colegas de classe. 

Veja as vantagens de aprender o xadrez? 

Estimula o raciocínio lógico
Ativa a concentração
Desenvolve a tomada de decisões
Aguça a memória
Trabalha a paciência
Desenvolve no aluno o poder de planejamento
Aumenta a autoconfiança
Proporciona o respeito ao adversário
Exige responsabilidade
Instiga a imaginação e a versatilidade 


sábado, 12 de fevereiro de 2011

O TRISTE FIM DA MARIA FUMAÇA EM ITABIRA

A Maria fumaça, fabricada na década de 1940 e instalada na Praça do Areão, é alvo de pichadores e ladrões. A Locomotiva operou de 1945 a 1960 e transportava o minério de Itabira até o porto de Vitória, em Péla Macaco, no estado do Espírito Santo. 

A sua situação atual é deprimente, ela está completamente abandonada, pichada, e o que era para ser um dos destaques dos pontos turísticos de Itabira tornou-se objeto de abandono e depredação. 

O estado da Maria fumaça é apenas um exemplo do que parte da população itabirana faz com o bem público. Não é difícil encontrar orelhões quebrados pelas ruas da cidade e mudas de árvores, plantadas nas avenidas, arrancadas ou quebradas. A Maria fumaça, além de servir de playground para crianças e adultos, é usada como banheiro público, o que, sem dúvida, causa um mau cheiro insuportável em toda área em que está localizada. O que chamou mais a minha atenção foram as marcas da pichação que remetem à glória de seus autores, mostrando para todos, inclusive aos turistas, quem dá as cartas ali. 

É preciso restaurar a Locomotiva e instalar câmeras de monitoramento no local. De outra forma, com toda dor no coração, sou capaz de aceitar a idéia de doá-la para uma cidade que tenha capacidade de mantê-la íntegra e com sua história preservada. 





sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA ESCOLA

Apresentação da peça "A Princesinha
Chorona" com o Grupo de teatro
da Escola Bem-me-quer.
Texto e direção: João Carlos


O teatro é fundamental na formação e identificação cultural de todo ser humano, pois retrata a nossa história, possibilita escrever e desenvolver a cultura atual e torna o homem mais crítico à sua realidade.

As aulas de artes são hoje uma exigência legal na grade curricular das escolas de ensino regular, mesmo assim, algumas instituições de ensino investem no teatro como atividade extracurricular para seus alunos, pois esta arte multifacetada apresenta-se como uma boa alternativa na formação de um aluno crítico e participativo. Sua aplicação tem uma importância fundamental no processo da educação do aluno, pois permite a socialização, o desenvolvimento do ato criador, equilíbrio motor, memorização, postura e outras infinitas possibilidades de intervenção na formação escolar da criança e do jovem. 


O estudo e a prática do teatro capacitam o aluno, tornando-o apto a participar de trabalhos artísticos, desenvolvendo e exercitando uma boa comunicação para apresentações de trabalhos, seminários e monografias. O fazer teatral, na escola, desenvolve no aluno um olhar mais sensível e crítico, possibilitando que utilize, de maneira eficaz, instrumentos  a favor de sua construção pessoal e profissional.

Desta forma, o Teatro desponta-se como uma atividade muito prazerosa, que complementa o processo ensino-aprendizagem com informação e diversão. É preciso oferecer arte nas escolas como forma de trabalhar a sensibilidade do aluno, promovendo assim a formação de um ser consciente de sua cidadania e pronto para intervir a favor de si e do bem comum. O Teatro quanto disciplina e prática escolar, não resolverá sozinho todos os problemas do aluno na escola, contudo, sua prática mostra-se essencial para que aconteça uma mudança verdadeira a favor da criança e do ensino em nossas escolas.



UM SITE DEDICADO AO TEATRO EM ITABIRA

Confira o meu site: www.teatroeducacional.com.br Um espaço dedicado para discussão a cerca do teatro nas escolas e promoção da arte em nossa região. Vale a pena conferir!

ITABIRA GANHA MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO MENINOS DE MINAS

Aconteceu, nesta quarta, dia 9, o lançamento da edição 2011  do projeto Meninos de Minas. Uma realização da Vale, com a parceria  da Prefeitura de Itabira, Ministério da Cultura e Excelência.  O evento foi realizado no prédio da Banda Euterpe, que também sediará o projeto no correr do ano. 


Jovens entre 14 e 17 anos  poderão participar de oficinas de Musicalização e Construção de Instrumentos Musicais com material reciclado. Todas as atividades são gratuitas, devendo apenas os participantes frequentar regularmente a escola. Para 2011, as atividades  contarão com mais duas turmas iniciantes ainda em fevereiro e mais três no decorrer o ano.  

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM: As inscrições acontecerão no período de 07 a 15 de fevereiro, de 14h às 17h na nova sede, Rua Dr. Guerra 49-B, no Bairro Pará. Não é exigida experiência anterior. Somente vontade e disciplina, frequentar a escola regularmente e ter a autorização expressa dos pais ou responsáveis.  Mais informações você encontra no site: www.meninosdeminas.com.br 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

HOMESCHOOLING: VOCÊ EDUCARIA SEU FILHO FORA DA ESCOLA?

O Homeschooling é um método de ensino que funciona  em diversos países e oferece aos pais a possibilidade de educar seus filhos em casa, sem a necessidade  de matriculá-los em uma escola de ensino regular.  A proposta é dar aos filhos um ambiente de aprendizagem diferente aos que são apresentados na escola e, no caso do Brasil, paralelo às leis que regem a educação. Os motivos que levam os pais a optar pelo homeschooling  vão desde a insatisfação com as escolas, ao medo em relação a integridade física dos filhos. Contudo, o "Homeschooling" falha numa questão, que para mim é fundamental: A socialização da criança junto a uma comunidade escolar! Privar a criança do ensino na escola é tirar dela a oportunidade de compartilhar conhecimentos.  Confira esta matéria publicada pela Veja.com:

Pais brigam na Justiça para ensinar filhas em casa

As irmãs Vitória, de 11 anos, e Hannah, de 9, terão uma longa batalha pela frente para provar à Justiça de Serra Negra, no interior de São Paulo, que podem continuar estudando em casa, apenas com a ajuda dos pais. Filhas de um americano com uma brasileira, as meninas foram tiradas da escola há três anos. Agora, os pais são alvo do Conselho Tutelar e do Ministério Público Estadual da cidade, que querem que eles cumpram o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), matriculando as meninas em uma escola regular.
Philip Ferrara, de 48 anos, e Leila Brum Ferrara, de 44, são adeptos do movimento homeschooling ("ensino domiciliar", em inglês), prática de ensino amplamente difundida nos Estados Unidos - onde reúne mais de 1 milhão de adeptos -, mas proibida no Brasil. As duas nasceram e viveram nos EUA por seis anos. No Brasil, os pais chegaram a matricular as meninas em uma escola regular particular, mas não gostaram da qualidade do ensino. Daí veio a decisão de oferecer a educação domiciliar para elas.


O problema é que o casal foi denunciado ao Conselho Tutelar, que constatou a ocorrência do que eles chamam de "evasão escolar" e pediu que o Ministério Público tome providências. "Esses pais estão descumprindo o estatuto e precisam rematricular essas crianças na escola", afirmou uma conselheira que não quis se identificar.




No final do ano passado, o juiz Carlos Eduardo Cilos de Araújo, da Infância e Juventude, instaurou um procedimento para analisar o caso e determinou que uma assistente social visitasse a família. Na primeira audiência, pediu aos pais um documento que comprovasse que esse tipo de formação garantiria às meninas condições de terem um diploma. "Vou mandar esses documentos ao Ministério da Educação para me certificar se esse procedimento é válido ou não no Brasil", disse Araújo, que afirma nunca ter trabalhado em um caso semelhante na cidade.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TIRIRICA E A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA CULTURA POPULAR


A primeira proposição de Tiririca (PR-SP) na Câmara dos Deputados já circula entre os colegas: uma petição que recria a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Popular. O grupo já existia, mas foi automaticamente extinto com a troca de legislatura. Ainda meio perdido no Congresso, o palhaço-deputado espera a definição das comissões para saber se conseguirá os cargos que pleiteia: um posto de titular na Comissão de Cultura e uma suplência na Comissão de Educação.
O primeiro discurso de Tiririca está ameaçado: o pronunciamento foi agendado para 28 de fevereiro – uma segunda-feira. Mas, neste dia, o deputado estará em São Paulo para participar de gravações do Show do Tom, na TV Record. Além disso, o estreante ainda não se sente à vontade para falar da tribuna da Câmara.
Fonte: Veja.com Gabriel Castro, de Brasília

NÃO PERCA: MENINOS DE MINAS 2011

PROJETO MENINOS DE MINAS: MAIS CULTURA E CIDADANIA EM 2011


O Projeto Meninos de Minas vem sendo realizado desde 2010 em Itabira pelas mãos da Vale, Prefeitura de Itabira, Ministério da Cultura e Excelência. No Projeto, jovens entre 14 e 17 anos participam de oficinas de Musicalização e Construção de Instrumentos Musicais com material reciclado. Todas as atividades são gratuitas e os adolescentes devem freqüentar regularmente a escola.

O ano de 2010 encerrou-se com muita alegria. Pais, parceiros e comunidade emocionaram-se com a apresentação e entrega de certificados, ocorrida em 16 de dezembro. Das 75 vagas abertas naquele ano, 20 alunos foram selecionados para continuar no projeto em 2011 formando o Grupo de Apresentações, divulgando o Projeto e mostrando a arte.

Para 2011 as atividades serão mais intensas. Contando com o patrocínio da Vale, serão abertas mais 2 turmas iniciantes em fevereiro e mais 3 no decorrer o ano.

Serão selecionados 25 alunos para cada nova turma, com aulas duas vezes por semana. Os participantes receberão cartão para transporte, lanche, uniformes e todo material necessário para o desenvolvimento das atividades.  A equipe conta com oficineiros experientes, monitoras que assessoram as aulas e presença constante do diretor artístico Maurício Tizumba.

MENINOS DE MINAS DE CASA NOVA:

Outra novidade do Projeto Meninos de Minas é que as atividades acontecerão em novo espaço: o salão da Banda Euterpe Itabirana, à Rua Dr. Guerra 49-B – Bairro Pará. A música é uma linguagem universal: tradição, raiz mineira, cultura enfim. Tudo num só espaço dedicado à preservação e divulgação da cultura em Itabira.

INSCRIÇÕES:

As inscrições acontecerão no período de 07 a 15 de fevereiro, de 14h às 17h na nova sede, Rua Dr. Guerra 49-B, no Bairro Pará. Não é exigida experiência anterior. Somente vontade e disciplina, além de freqüentar a escola regularmente e autorização expressa dos pais ou responsáveis.

LANÇAMENTO DAS ATIVIDADES 2011:
Data: Nesta quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011
Horário: 17h
Local: Rua Dr. Guerra 49-B – Bairro Pará (Salão da Banda Euterpe Itabirana)

MAIS INFORMAÇÕES:
Excelência: 3834-7182

ELE MERECE A CAPA DA VEJA:

A revista Veja publicou esta semana uma matéria, de apenas uma página, sobre o Deputado Federal José Antônio Reguffe, com foco no seu senso de justiça e suas ações  éticas frente  ao seu mandato na  Câmara Federal. Vale a pena ler e refletir sobre os excessos cometidos por aqueles que são eleitos para  defender nossos direitos. É o tipo de matéria que mereceria  capa e  várias páginas de leitura.  Confira ai: 

EXEMPLO José Reguffe dispensa benefícios que oneram os cofres públicos. Sim, ele existe

José Antônio Reguffe, de 38 anos, foi o deputado federal mais bem votado do país em termos proporcionais. Escolhido por 266.465 eleitores, o equivalente a quase 19% dos que foram às umas no Distrito Federal, ele superou fenômenos televisivos, como Tiririca, e integrantes de clãs políticos tradicionais. No primeiro dia de trabalho, o parlamentar expediu seis ofícios à diretoria-geral da Câmara. Abriu mão do 14° e do 15° salários reduziu o número de assessores no gabinete, cortou gastos com salários de assessores e diminuiu sua verba de atividade parlamentar. Como morador de Brasília, naturalmente também abriu mão do auxílio-moradia e das passagens aéreas. As medidas resultarão em uma economia de 2,4 milhões de reais nos próximos quatro anos. Se elas fossem seguidas por todos os 513 deputados, a economia chegaria a 1,2 bilhão no mesmo período. Reguffe tomou medidas idênticas quando exerceu o mandato de deputado distrital em Brasília. Além de ter demonstrado que é possível um parlamentar trabalhar sem mordomias em excesso, o deputado brasiliense teve uma votação que prova como isso está em sintonia com o que pensa o eleitor.
QUINZE SALÁRIOS


O primeiro ofício que José Antônio Reguffe enviou à diretoria-geral da Câmara foi para pedir que não fossem depositados em sua conta os dois salários que os depurados recebem anualmente chamados de "ajuda de custo". Trata-se, na prática, de um 14° e um 15° salários, de 26723,13 reais cada um. Ao longo dos quatro anos de mandato, a medida levará a uma economia de 213785,04 reais para a Câmara.
"Esse foi um compromisso com meu eleitor. Não acho que seja correto que um deputado tenha direito a salários extras. Todo trabalhador recebe treze salários por ano. Portanto, nada mais lógico que um representante desse trabalhador também receba apenas treze salários por ano. É o justo."
COTA PARLAMENTAR
A Câmara criou uma cota para custear todos os gastos dos parlamentares com seu trabalho. Com valores que vão de 20030 a 34000 reais mensais, o dinheiro deveria ser usado para pagar despesas com passagens aéreas, selos, telefone, combustível, aluguel de carros e pagamento de consultorias. Como a fiscalização é muito frouxa, são frequentes os indícios de uso irregular. Reguffe pediu que sua cota fosse reduzida de 23030 reais para 4600 reais. Em quatro anos, a economia com a medida será de 884640 reais.


"Esse valor de 23030 reais é exorbitante, excessivo. O mandato parlamentar pode ser exercido com qualidade a um custo bem menor para os contribuintes. Pela minha experiência na Câmara Legislativa, acho que 4600 reais é um valor viável. É suficiente para manter o gabinete funcionando bem."
VERBA DE GABINETE E ASSESSORES
Os deputados têm direito a 60000 reais para contratar até 25 assessores para seus gabinetes. Reguffe estabeleceu junto à direção da Câmara que terá no máximo nove assessores e que não gastará mais que 48000 reais com os vencimentos, uma redução de 20% na verba. Só com os salários, a economia será de 624000 reais ao longo dos quatro anos. Mas ainda há o enxugamento de benefícios. Apenas com vale-alimentação dos dezesseis funcionários que não serão contratados, a Câmara economizará 514560 reais até 2014. 
"O número de assessores a que um parlamentar Tem direito é excessivo. Nós precisamos de bons Técnicos para exercer um mandato digno. Agora, 25 assessores. Se todo mundo vier trabalham; o gabinete não comporta nem a metade. É um gasto que parece servir como uma espécie de estatização de cabos eleitorais. Eu tenho um gabinete que vai me servir bem, que vai me dar amparo, sem precisar  de tanta gente."
Fonte: Veja 08/02/2011