sábado, 12 de fevereiro de 2011

O TRISTE FIM DA MARIA FUMAÇA EM ITABIRA

A Maria fumaça, fabricada na década de 1940 e instalada na Praça do Areão, é alvo de pichadores e ladrões. A Locomotiva operou de 1945 a 1960 e transportava o minério de Itabira até o porto de Vitória, em Péla Macaco, no estado do Espírito Santo. 

A sua situação atual é deprimente, ela está completamente abandonada, pichada, e o que era para ser um dos destaques dos pontos turísticos de Itabira tornou-se objeto de abandono e depredação. 

O estado da Maria fumaça é apenas um exemplo do que parte da população itabirana faz com o bem público. Não é difícil encontrar orelhões quebrados pelas ruas da cidade e mudas de árvores, plantadas nas avenidas, arrancadas ou quebradas. A Maria fumaça, além de servir de playground para crianças e adultos, é usada como banheiro público, o que, sem dúvida, causa um mau cheiro insuportável em toda área em que está localizada. O que chamou mais a minha atenção foram as marcas da pichação que remetem à glória de seus autores, mostrando para todos, inclusive aos turistas, quem dá as cartas ali. 

É preciso restaurar a Locomotiva e instalar câmeras de monitoramento no local. De outra forma, com toda dor no coração, sou capaz de aceitar a idéia de doá-la para uma cidade que tenha capacidade de mantê-la íntegra e com sua história preservada. 





3 comentários:

  1. na minha opiniao vc esta certissimo
    uma uma coisa que era pras er nosso patrimonio esta abandonado por todos temos que mudar esta coisa o povo itabrano e muito parado

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata! Agradeço pela sua participação. Olha, a situação da Maria Fumaça está mesmo ruim.

    O pior de tudo isso, é saber que aquele monte de ferro pixado e enferrujado já foi uma Máquina poderosa que, por décadas, movimentou riquezas para o Brasil e que faz parte da história de Itabira e da maior mineradora do mundo - a VALE!

    ResponderExcluir
  3. É lamentavel que o cartão de visitas de Itabira se encontre neste estado.
    Fico muito triste pois apesar de não morar ai sou apaixonada com minha terra natal.

    Não so a Prefeitura Mas a própria Vale deveria ver a situação.

    Cledmar

    ResponderExcluir