segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ALGUMA POESIA COMPLETA 80 ANOS

Carlos Drummond de Andrade pensou em destruir os poemas que o revelariam para o país. Em carta a Mário de Andrade em 1926, escreveu: "Não me sinto capaz de grandes coisas, por isso também não sinto dificuldade em renunciar a executá-las. E não me queira mal, se um dia eu te escrever que rasguei o meu caderno de versos". Com a ternura habitual, o amigo passou-lhe um pito. "Isso você não tem direito de fazer e seria covardia. Você pode ficar pratiquíssimo na vida se quiser, porém não tem direito de rasgar o que já não é mais só seu, que você mostrou pros amigos e eles gostaram. (...) Eu quero uma cópia de todos os seus versos pra mim. Quero e exijo, é claro", disse Mário.

Quatro anos depois, em maio de 1930, saiu "Alguma Poesia", o primeiro livro de Drummond, aberto com o "Poema de Sete Faces" ("Quando nasci, um anjo torto/ desses que vivem na sombra/ disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida"). Trazia ainda "No Meio do Caminho", "Quadrilha" ("João amava Teresa que amava Raimundo") e outros 51 poemas.
Fonte: O Globo - 29 /05/2010


Carteira de Identidade de CDA - 14/08/1929

Itabira  precisa sair na frente  e fazer uma comemoração para o aniversário desta obra que marca a história  de Drummond  na literatura mundial.  Uma dica é criar  um seminário  voltado para discutir  ALGUMA POESIA  e o legado  deixado por  Drummond a partir  de sua obra. Idéias  é o que não falta, só não podemos deixar esta data passar em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário