quarta-feira, 14 de julho de 2010

ITABIRA PRECISA DE UM PROJETO ASSIM

O PEÇA BIS é um evento realizado pelo Teatro Alterosa no mês de julho. O festival traz de volta à cena espetáculos que marcaram o teatro mineiro nos últimos anos. O objetivo do Peça Bis é divulgar o melhor da produção artística local e oferecê-la ao público, a preços promocionais. É uma excelente opção de lazer, entretenimento e cultura tanto para crianças quanto para os adultos. O festival já se tornou uma opção de lazer, entretenimento e cultura que já faz parte do calendário cultural de Belo Horizonte.
JÁ IMAGINARAM UM PROJETO DESTE EM ITABIRA???

Apesar de Itabira ter poucos grupos de teatro, a movimentação artística ainda está acesa na cidade e as produções teatrais surgem anualmente. Eu mesmo, juntamente com a Funcesi e a Escola Bem-me-quer, produzi cinco peças nos últimos quatro anos. Uma destas produções que escrevi e participei como diretor foi a comédia "O Ó do Borogodó", montagem realizada com os alunos da Funcesi e que excursionou por várias cidades em mineiras com sucesso de público.

Se a Prefeitura e a Fundação Cultural CDA disponibilizasse o teatro, tenho certeza que os artistas itabiranos abraçariam a causa e assim teríamos de volta as produções teatrais no teatro do Centro Cultural de Itabira. Para que isso aconteça, é preciso conversar e abrir campo para parcerias.

6 comentários:

  1. As noites itabiranas,diferente deste blog, são uma paradeza de dar dó! Temporada de teatro no Centro Cultural seria essencial. Não precisa buscar peças de fora, você está certo, aqui em itabira tem muita gente de serviço.

    ResponderExcluir
  2. Mas acho difícil isso acontecer, vc já viu a taxa que se paga para usar o teatro?

    ResponderExcluir
  3. A melhor forma de proceder e conquistar espaço é essa mesma: o diálogo e parcerias. Parabéns, estou acessando diariamente e curtindo muito.

    ResponderExcluir
  4. Quando fiz teatro em itabira, na década de 80, o centro cultural abrigava todas as apresentações dos artistas da cidade. Estou de acordo e acho que este leque deve abrir para outras áreas da arte, como música, dança e artesanato.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Itabira sempre teve gente interessada em teatro, fazendo teatro e frequentando a Fundação cultural. Estranhei muito, ao voltar para a cidade, o desaquecimento do teatro da Fundação. O que aconteceu aos grupos itabiranos?

    A própria Fundação, com as paredes de vidro, sinto parecer dividir, separar, o que é cult do que é comum, ordinário. Tenho raiva daquelas paredes de vidro.

    ResponderExcluir
  6. Washington Luiz do Carmo BH/ITA15 de julho de 2010 às 13:51

    Concordo com a Vanessa, as paredes de vidro que cobrem o teatro da Fundação também separa os artistas de seu palco. Abaixo a parede de vidro da Fundação!

    ResponderExcluir