quinta-feira, 17 de junho de 2010

SOS MARIA FUMAÇA

Em Maio de 2009  fotografei o estado em que se encontra  a  MARIA FUMAÇA  da praça do Bairro Areão.  Logo em seguida, fiz  uma montagem de SOS  e  enviei  para os  meus contatos de e-mail. Para minha surpresa, o pedido de socorro alastrou pela  rede  mundial de computadores  e as  fotografias serviram de temas para discutir o assunto em Itabira e região.

Segue abaixo  um texto que escrevi  para o site  www.virtuai.com.br, em 04.05.2009, com o tema: A MARIA FUMAÇA ESTÁ ENTREGUE AO VANDALISMO. Vale a pena ler!

A Maria fumaça, fabricada na década de 1940 e instalada na Praça do Areão, é alvo de pichadores e ladrões. A Locomotiva operou de 1945 a 1960 e transportava o minério de Itabira até o porto de Vitória, em Péla Macaco, no estado do Espírito Santo.

A sua situação atual é deprimente, ela está completamente abandonada, pichada, e o que era para ser um dos destaques dos pontos turísticos de Itabira tornou-se objeto de abandono e depredação.

O estado da Maria fumaça é apenas um exemplo do que parte da população itabirana faz com o bem público. Não é difícil encontrar orelhões quebrados pelas ruas da cidade e mudas de árvores, plantadas nas avenidas, arrancadas ou quebradas. A Maria fumaça, além de servir de playground para crianças e adultos, é usada como banheiro público, o que, sem dúvida, causa um mau cheiro insuportável em toda área em que está localizada. O que chamou mais a minha atenção foram as marcas da pichação que remetem à glória de seus autores, mostrando para todos, inclusive aos turistas, quem dá as cartas ali.


É preciso restaurar a Locomotiva e instalar câmeras de monitoramento no local. De outra forma, com toda dor no coração, sou capaz de aceitar a idéia de doá-la para uma cidade que tenha capacidade de mantê-la íntegra e com sua história preservada.

2 comentários:

  1. Aproveito para divulgar que incluí suas fotos em meu blog à época da sua primeira circulação, e também o texto que escrevi, e os importantes comentários de dois amigos, n'o limite da parabólica.

    Acessem:

    http://vanessapaiva.blogspot.com/2009/04/quanto-desrespeito-ao-nosso-patrimonio.html

    Um abraço, João!!!
    Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. ... e olha que a Maria Fumaça é só a ponta do Iceberg!
    A TEMPO: Estou curtindo muito N´O LIMITE DA PARABÓLICA!

    ResponderExcluir