"Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo." José Saramago
O escritor Português José Saramago faleceu hoje, em sua residencia de Lanzarote, na Ilha Canárias. Estava com 87 anos e deixa, além de seu imensurável legado literário, a nossa língua portuguesa orfã.
Em uma época em que somos dilacerados por uma cultura midiática repleta de programas televisivos sem nenhum valor, com criações musicais toscas e fúteis; com uma educação preterida por interesses daqueles que buscam poder a qualquer preço, percebemos como é necessário José Saramago!
Para conhecer mais sobre a vida e a obra de Saramago, basta acessar o site da Fundação Saramago: http://www.josesaramago.org/
Saramago fará muita falta! A literatura ficou mais pobre.
ResponderExcluirO mundo ficou carente da lucidez de um grande escritor.
ResponderExcluirJosé Saramago é um grande orgulho para nós porque é o único escritor que conseguiu, em expressão de língua portuguesa, o prêmio literário mais respeitado. O último livro que li de José Saramago foi "A viagem do elefante", e é realmente incrível como um escritor, ao partir de um acontecimento histórico, que foi a travessia Portugal-Áustria feita por um elefante, seu cornaca e um grupo de escolta que levava o animal, oferecido como um presente à corte austríaca, passa a tratar sobre a condição humana, sob a alegoria do elefante. Sutil, irônico, indispensável são o humor e a crítica de José Saramago ao mundo das coisas que ora vemos. Viva José Saramago!
ResponderExcluir