E Hoje o Facebook foi palco de inúmeras mensagens de pessoas revoltadas com as brincadeiras que fazem com a doença, e a situação em que o nosso ex-presidente se encontra. Lamento muito o fato destas publicações virem a público de forma ofensiva e, também, principalmente, por Lula ter adoecido.
Página no Facebook com a campanha: Lula faça o tratamento pelo SUS |
Analisando algumas destas mensagens, referindo à doença do ex-presidente, notei que, em comum, todas pediam para que o Lula fizesse seu tratamento pelo SUS. Ora, todos sabemos da situação precária em que se encontra o nosso sistema único de saúde. Tanto que, se é difícil tratar com um plano particular, o que dirá com os serviços oferecidos pelo governo.
Não faz muito tempo, vi no Jornal Nacional uma série de matérias tratando de hospitais sucateados, obras superfaturadas e equipamentos estragando em depósitos. Se formos em uma enfermaria do Sus, a realidade virá a tona, pois veremos fileiras de leitos, com pessoas sofrendo e tendo um atendimento dentro do que o Hospital consegue oferecer.
Falo aqui de um Brasil que, segundo a Veja desta semana, no último ano, teve roubado dos seus cofres públicos a bagatela de 85 bilhões de reais! Dinheiro suficiente para bancar cerca de 17 milhões de quimioterapias nos melhores hospitais.
Reforço aqui meus sinceros sentimentos de melhoras ao Lula e espero que estas brincadeiras sirvam, ao menos, como reflexão da insatisfação popular com a saúde no Brasil.