segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O DIA EM QUE MANDARAM O PRESIDENTE SE TRATAR PELO SUS

E Hoje o Facebook foi palco de inúmeras mensagens de pessoas revoltadas com as brincadeiras que fazem com a doença, e a situação em que o nosso ex-presidente se encontra. Lamento muito o fato destas publicações virem a público de forma ofensiva e, também, principalmente, por Lula ter adoecido.  


Página no Facebook com a campanha:
Lula faça o tratamento pelo SUS
Analisando algumas destas mensagens, referindo à doença do ex-presidente, notei que, em comum, todas pediam para que o Lula fizesse seu tratamento pelo SUS. Ora, todos sabemos da situação precária em que se encontra o nosso sistema único de saúde. Tanto que, se é difícil tratar com um plano particular, o que dirá com os  serviços oferecidos pelo governo. 

Não faz muito tempo, vi no Jornal Nacional uma série  de matérias tratando de hospitais sucateados, obras superfaturadas e  equipamentos estragando em depósitos. Se formos em uma enfermaria do Sus, a  realidade virá a tona, pois veremos fileiras de leitos, com pessoas sofrendo e tendo um atendimento dentro do que o Hospital consegue oferecer. 

Falo aqui de um Brasil que, segundo a Veja desta semana, no último ano, teve roubado dos seus cofres públicos a bagatela de 85 bilhões de reais! Dinheiro suficiente para bancar cerca de 17 milhões de quimioterapias nos melhores hospitais. 

Reforço aqui meus sinceros sentimentos de melhoras ao Lula e espero que estas brincadeiras sirvam, ao menos, como reflexão da insatisfação popular com a saúde  no Brasil. 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SOBRE A SEMANA DRUMMOND 2011

Sempre aguardo a Semana Drummond com expectativa, pois é um momento dedicado para  pensar o poeta, sua vida  e obra. Levando em conta a grandeza e diversidade de sua obra, esta semana torna-se ainda mais importante, pois temos a possibilidade de rever e conhecer mais sobre o mundo, a partir da ótica do maior poeta da língua portuguesa, o nosso Carlos Drummond de Andrade.  

A agenda da Semana Drummond deste ano conta com apresentações teatrais, musicais e o lançamento de uma  biblioteca no Memorial Drummond.

Sinto que os Drummonzinhos  ficaram limitados, mais uma vez,  à apresentações  em  alguns pontos no centro da cidade; o que eu acho uma pena, pois trata-se de um projeto  bacana  que poderia  ter mais destaque com uma bela apresentação no teatro da FCCDA. Se isso é possível? Claro!!! Investindo em uma boa equipe  de profissionais e preparando  a turma, podem estar certos que eles  darão um show!

Faltaram também palestras e debates com profissionais de representação nacional. Este momento é imprescindível, pois buscamos no evento mais informações literárias e histórias sobre o filho ilustre de Itabira. Se nós mensurássemos o tamanho e a influência  de Drummond na literatura mundial, veríamos que este evento merece mais atenção do que o próprio Festival de Inverno.

Para encerrar meu “ponto de vista” sobre a Agenda, quero parabenizar os organizadores  pela iniciativa em montar um sarau  de poesia com os alunos da Fide. É preciso mesmo investir e levar  Drummond para as escolas itabiranas! Fica então uma proposta para que, em 2012, a Fundação Cultural faça uma parceria com a Secretaria  Municipal de Educação e demais escolas  da cidade, e promova, no teatro da FCCDA, apresentações e saraus com os nossos estudantes.

Para conferir a agenda da Semana Lítero Drummondiana, clique aqui!