quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SERÁ QUE EU VI DEMAIS, OU DE MENOS?



Vista parcial de Itabira e a mineração
Ao assistir, pela TV, o comercial da Amig - Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, em que vários personagens citam nomes de cidades mineradoras, intercalados por imagens da Vale, deparei com uma situação curiosa: Em  nenhum momento o vídeo cita o nome de Itabira (cidade berço da Vale).  Se não estou enganado, uma criança aparece quase no final do vídeo dizendo o nome de Santa Maria de Itabira, cidade vizinha a Itabira e que não tem nenhuma referência com o segmento da mineração.

Tem coisas que a gente vê e não acredita. Coça os olhos e vê novamente para  ter certeza do conteúdo. Será que eu me enganei e vi demais, ou de menos? Afinal, nunca fui muito fã de assistir televisão, quanto mais intervalos comerciais.

Falar de mineração no Brasil e não citar  a cidade de Itabira  é um sacrilégio! É como falar de música e esquecer de Elis Regina, ou relembrar os grandes momentos do futebol sem dizer o nome de Pelé! Não é exagero, basta ler a matéria da Defatoonline, publicada no ano passado leia aqui, em que mostra Itabira como a 4ª cidade que mais exportou no Brasil em 2010! 

Enviei um e-mail ontem, 18, para a AMIG solicitando informações a respeito e, até o momento, recebi apenas um e-mail eletrônico da associação confirmando o recebimento da mensagem.  Vamos aguardar! 

4 comentários:

  1. Também vi e não acreditei. rsrss

    ResponderExcluir
  2. A TEMPO: Segundo informações recebidas, a pouco, por telefone, fui informado que a proposta é veicular vários comerciais similares e, em cada um, colocar os nomes das cidades mineradoras de Minas. Outra informação que recebi é que há sim, mineração em Santa Maria de Itabira, pois a região extrai a hematita.

    Bom, com isso, as dúvidas vão desaparecendo. Porém, ainda defendo uma posição de protagonista para Itabira, e não a de uma simples figurante em comerciais.

    Quem tiver mais informações, é só enviar que postarei aqui!

    ResponderExcluir
  3. Caro Jõao Carlos,
    Bom dia!

    É um prazer responder seu email e agradecer sua atenção. Vimos esclarecer que foram feitos vários filmes para serem passados e distribuidos nas emissoras de televisão, rádio, e na imprensa escrita em horários e dias alternados, portanto com certeza a Cidade de Itabira, que é município minerador associado á nossa Instituição foi e está sendo contemplado em algum destes filmes. Para conhecimento somos mais de 412 municípios mineradores no estado de Minas Gerais, mas fazem parte desta campanha apenas os associados á nossa instituição. Atualmente somos 37, e o tempo de filmagem não comporta citar todos de uma só vez, daí a necessidade da divisão dos blocos.
    Espero ter esclarecido sua dúvida.
    Sds.
    Stael Gomes
    Gerente Administrativa AMIG

    ResponderExcluir
  4. Oi João, realmente não posso opinar a respeito desta propaganda, pois não prestei atenção. Mas para mim, normalmente o que destaca são por exemplo as propagandas que a Vale faz em horário nobre, mostrando seus empregados felizes, e o progresso a todo vapor. Sugiro que a proxima vez a Vale grave seus comerciais em Itabira, mostrando como pano de fundo o degradação monstruosa que ela fez na nossa cidade, as placas de minério que nos rodeiam e traz uma visão deprimente da falta do horizonte. Não sou contra a extração mineral, mas desde que ela seja feita de uma forma mais respeitosa com o meio ambiente e com a população da cidade. E olha que eu nem vou comentar a respeito das doenças trazidas pela poeira, heim!

    ResponderExcluir