O Grupo Arte e Movimento adotou o teatro como forma de sua manifestação artística. Criado em Junho de 1991, em Itabira-MG, o grupo participou sistematicamente dos movimentos culturais da cidade, desenvolvendo projetos, levando teatro e oficinas culturais para diversas cidades, comunidades e regiões de pouco acesso cultural. O grupo foi marcado por espetáculos que valorizavam a vida do nosso povo brasileiro, além de investir em peças com muito humor e diversão. Com produção literária própria e direção de espetáculos assinada por mim, João Carlos, uma de suas marcas foram as montagens teatrais originais, evidenciando as muitas e diferentes vidas de nossa gente. Foram dezessete anos de atuação,com dezenas de peças montadas e pontos significativos em sua história. O Grupo foi desativado em 2008, mas continuamos. A chama, de fazer o teatro prevalecer, ainda continua acesa e forte em nós!
Confira ai, algumas imagens de momentos que marcaram a história de um dos mais importantes movimentos artísticos de Itabira:
Confira ai, algumas imagens de momentos que marcaram a história de um dos mais importantes movimentos artísticos de Itabira:
João, uma pena que o grupo não esteja mais em atividade. Espero que você continue sempre com esta chama artística sempre acesa.
ResponderExcluirSolange
Obrigado Solange! Apesar do Grupo ter parado, o teatro continua forte e presente na minha vida. Veja ai no meu site: www.teatroeducacional.com.br Sinto muita saudade daquele clima de grupo, das viagens e das alegrias e apuros que passávamos juntos. Quem sabe, em breve, o Arte e Movimento volte para mais uma montagem. Vamos aguardar.
ResponderExcluirCara, você esqueceu de colocar as fotos da peça Heróis do cangaço! sds
ResponderExcluirÔ Leo, tudo bom! Faltaram muitas fotografias para colocar no post. A peça Heróis do Cangaço foi montada em 1993 e marcou a história do grupo com interpretações fantásticas e uma história muito envolvente, mostrando um ex-cangaceiro e seu desejo de por justiça. Conseguimos levar apara o palco todo o clima do cangaço e os costumes do povo nordestino.
ResponderExcluirValeu mesmo pela sua lembrança. Uma curiosidade minha: Você assistiu a estréia da peça em Itabira?
Sucesso!!!
Sim. Minha prima participou fazendo uma cangaceira. A peça é muito boa, se tiver foto dela, coloca ai. abs, Leo
ResponderExcluir