sábado, 23 de outubro de 2010

Empreendedorismo na Escola

A Prefeitura de Itabira lança, às 14 horas da próxima segunda-feira (25/10), o programa “Cultura do Empreendedorismo na Escola”. O evento encerra as comemorações dos 162 anos de emancipação político-administrativa da cidade, e será realizado no paço municipal.

O programa, que será desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae-MG, tem como objetivo implantar nas escolas municipais uma metodologia capaz de despertar o espírito empreendedor dos alunos. Na primeira fase, o programa será desenvolvido em oito escolas municipais: Antonina Moreira, José Gomes Vieira, Cornélio Penna, Ester Pereira Guerra, Filomena Jardim, Américo Giannetti, Inês Torres e Matilde Menezes.


Por meio do programa, os professores, tanto das séries iniciais quanto finais, vão desenvolver atividades nas escolas que despertem a iniciativa e a criatividade empreendedora dos alunos. Antes de começarem a prática nas salas de aula, professores, especialistas de educação e diretores das escolas serão treinados por uma equipe do Sebrae. Nessa primeira fase, o treinamento irá ocorrer entre os dias 26 e 29 e vai envolver cerca de 60 profissionais.
Fonte: PMI


Comentário:


Este programa da Prefeitura vai de encontro com a proposta de educação que hoje vemos em nossos livros de pedagogia. Está passando da hora de fazer a teoria virar prática e desenvolver ações que promovam a educação a partir do saber do aluno. É necessário estimular a criança para o ato criador, possibilitando, desta forma, que os alunos se tornem- cidadãos capazes de agir conscientemente  a favor de seu meio social.
Se por um lado a Prefeitura promove este programa de empreendedorismo para os alunos da rede municipal, cabe também aos professores, aqueles que receberão o treinamento, abraçar a causa e fazer valer sua profissão. Aliás, ser professor é um dos maiores desafios da humanidade, pois nenhuma outra profissão tem a responsabilidade de formar cidadãos.

2 comentários:

  1. João, o trem tem que sair do papel e tornar real e verdadeiro. Só mudaremos o Brasil com atitudes sérias na educação. abs, Ailton.

    ResponderExcluir
  2. se houver o suporte necessário e o trabalho em equipe, dará certo. o problema da inserção de projetos nas escolas é que muitas vezes o professor trabalha sem apoio, sem supervisão, sem ter com quem trocar ideias, ou seja: no escuro.

    ResponderExcluir