sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Museu de Território Caminhos Drumondianos pode fazer parte do Minas Integra

OLHA QUE NOTÍCIA BOA!!!

Ao navegar pelas notícias que circulam sobre Itabira na internet, fiquei surpreso ao ler a seguinte matéria, publicada no Defatoonline: “Na manhã desta sexta-feira (17), a Superintendente de Políticas do Turismo, Jussara Rocha e a Diretora de Desenvolvimento e Marketing de Produto da Secretaria de Estado de Turismo, Izabel Dayrell, estiveram em Itabira para discutir a possibilidade do Museu de Território Caminhos Drummondianos fazer parte do roteiro literário Drummond a Cora Coralina (Goiás), a partir do projeto Minas Integra”.

Esta proposta é de grande importância no desenvolvimento turístico da cidade, pois há muito tempo o Museu de Território Caminhos Drummondianos tornou-se o roteiro certo para quem busca informações sobre a vida e obra do poeta Drummond. São ônibus de várias cidades que, diariamente, chegam a Itabira trazendo estudantes e turistas ávidos para conhecer a obra de Drummond e sua cidade natal. A proposta em discussão vai de encontro com a história que cerca os poetas, pois, segundo fontes biográficas, foi com um elogio de Drummond aos escritos da Cora Coralina, que a obra da autora passou a despertar o interesse do grande público, possibilitando assim que ela ficasse conhecida em todo o Brasil.

ONDE MORA A MINHA PREOCUPAÇÃO:
Para que dê certo, é necessário investir na restauração e manutenção dos pontos onde encontram-se as placas do Museu de Território, pois muitos deles estão em situação bem precária e sem nenhum cuidado. Um exemplo disso é a velha Máquina de Ferro da praça do Areão, que além de estar pichada e sucateada, serve de ponto de encontro para marginais. Outro ponto dos “Caminhos Drummondianos” que está, literalmente, caindo aos pedaços é a casa do Santeiro Alfredo Duval. Isso desmotiva qualquer boa iniciativa, portanto, para dar certo, é preciso arregaçar as mangas e fazer acontecer!

5 comentários:

  1. Realmente preocupante.
    Revitalizarm as placas sem critério algum.
    Letras pequenas de dicicil leitura.
    Até parece que era a intenção.
    João. Os Caminhos Drummondianos foi um dos maiores presentes que nossa Itabira recebeu.
    Iniciativa da Itabirana Maria Lucia Gazire.
    Cora Copralina é a eterna amiga de Drummond.
    Parabéns amigo. Marconi Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Os caminhos Drummondianos estão numa situação lastimável. É preciso encarar o turismo Itabirano com mais seriedade! Afinal, a cidaee tem ou não potencial para o turismo?

    ResponderExcluir
  3. Prezado Rubens,

    este espaço é democrático e sua mensagem poderá ser publicada, sim! Contudo, antes, peço que reveja o conteúdo do seu texto, pois ele conta com palavras ofensivas e que denigrem moralmente outras pessoas. Espero que entenda.

    ResponderExcluir
  4. Grande Marconi! Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Puxa Anônimo, pena que não assinou. Sua mensagem é muito boa!

    ResponderExcluir