segunda-feira, 26 de julho de 2010

No mar estava escrita uma cidade

Quem passa por Copacabana, próximo à Rua Rainha Elizabeth, vê o nosso poeta sentado em seu banco, pronto para receber quem desejar ficar ao seu lado. Como bom mineiro, Drummond é receptivo e ouve a todos com um olhar paciente e amigo. A estátua do poeta, que foi inaugurada em 2002 pelo Prefeito César Maia, em comemoração ao centenário de nascimento do poeta, foi idealizada pelo artista mineiro Leo Santana e contou com consultoria da Professora Leda Maria Lage Carvalho.

Em recente conversa com a Prof. Leda, ela contou que foi a responsável pela escolha do verso que está no banco: "No mar estava escrita uma cidade", fragmento retirado da obra “A Rosa do Povo”, e que, na ocasião, participou da inauguração juntamente com o artista Leo Santana.
A Professora Leda Lage nasceu em Ferros e mudou-se para Itabira em 1965. É formada em Letras, pós-graduada em Literatura Brasileira e em Lingüística Textual, mestre em Estudos Literários pela UFMG. Seu trabalho mais recente é o livro O Afeto em Drummond: da família à humanidade, no qual resgata a história afetivo-familiar dos Drummond de Andrade através dos textos poéticos do poeta maior.

Sendo a Prof. Leda, uma itabirana de coração, mestre em letras e grande conhecedora da Obra de Drummond, certamente fomos muito bem representados no lançamento da estátua de Drummond em Copacabana.

Um comentário:

  1. João, parabéns pelo texto, ficou muito bom! Já tirei fotos com a estátua de Drummond, é pura emoção. Sucesso, Adelina.

    ResponderExcluir