O projeto Rede Cultura e Cidadania, da Vale, foi um programa cultural desenvolvido pela mineradora itabirana, que tinha por objetivo integrar e desenvolver as potencialidades artísticas e culturais das cidades mineradoras onde a Vale atua.
Tratava-se de uma rede de cooperação entre os municípios para facilitar a circulação de produtos culturais e artísticos, além de formar e qualificar empreendedores culturais das regiões.
Com a crise mundial de 2009, a Vale cancelou o projeto, deixando todos na esperança de uma possível continuidade.
Como somos brasileiros e não desistimos nunca (risos) continuaremos na expectativa que a Vale invista novamente neste programa e faça a arte movimentar pelas cidades onde ela está inserida.
Imagens: Apresentação da peça "O Ó DO BOROGODÓ", pelo Rede Cultura, na cidade de Rio Piracicaba. 2009.
João!!! Parabéns pelo Blog! Adorei!
ResponderExcluirOtima iniciativa de divulgar a cultura da nossa regiao!! Sucesso!! Pra nós
Sou crítico ferrenho da política cultural desenvolvida pelos últimos governos municipais...se é que exista alguma política consistente. Temos uma potencialidade ainda não explorada que precisa ter a oportunidade. Tanto nas artes cênicas como na música, no esporte nossos goverantes têm sido medíocres ao lidar com estas questões. Siga em frente , João Carlos. Sou seu fã. Conte comigo naquilo que eu puder ajudar. Abraço.
ResponderExcluirJoão, parabéns pelo iniciativa. Itabira tem muito o que melhorar em sua política cultural. A cidade tem um potencial enorme de artistas talentosos (música, teatro, artesanato, literatura etc) mas é uma pena que os gestores da cultura não assimilem isso. O que temos visto ultimamente é um descaso com a artista itabirano. Infelizmente, o que é de fora é o que tem valor para quem "administra" a cultura em Itabira. Fiquemos atento as publicações dos cachês dos artistas de fora que sairam no Diário de Itabira do 35 Festival de Inverno e irão entender o que digo.
ResponderExcluiroi jõao ..meus parabéns pela iniciativa de criar este blog...com certeza Itabira precisa sim de um maior incentivo à cultura, pois os artistas são muitos e com talentos brilhantes! forte abraço!
ResponderExcluirRAQUEL: Querida Raquel, fico imensamente feliz por ter você nesta empreitada cultural! Minha companheira de arte!
ResponderExcluirEDILSON: Caro Edilson, estou muito grato pelo seu apoio e participação no nosso blog. A sua visão sensível para as artes, como também de grande empreendedor que é, faz com que esta nossa reflexão ganhe força! Contamos sempre com você!
GERALDO: Caro Geraldo, sua participação foi registrada. A proposta é esta mesma: Valorizar e investir nos segmentos artísticos do nosso município e fiscalizar! Forte abraço e espero contar com ouras participações suas!
MARIANY: Querida Mari, esta reflexão sobre o incentivo à cultura é necessária. É preciso criar mecanismos para que se torne uma prática real. Vamos torcer para que isso aconteça.