terça-feira, 21 de junho de 2011

CURSO DE TEATRO NO 37º FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA

A Fundação Cultural dedicou um espaço especial na  agenda do 37º Festival de Inverno para atender pessoas da 3ª idade. 

O Curso “Teatro para a Maturidade – A vida em cena” apresenta conceitos e técnicas para o desenvolvimento teatral, com criações de cenas e construção de personagens a partir de relatos de histórias e experimentações cênicas. A proposta é incentivar o participante à prática teatral como forma de investir e proporcionar uma melhor qualidade de vida.  

>>>Vagas  limitadas!<<<

37º FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA
Curso: Teatro para a Maturidade – A vida em cena
Professor:  João Carlos de Souza Gonçalves (Site de João Carlos) 
Período: 18 a 22 de julho
Inscrições e maiores informações na 
Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

SAIU A AGENDA DO 37º FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA

A  Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade publicou  em seu site a agenda da 37ª  edição do  Festival de Inverno de Itabira.  Para acessar, clique aqui!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Prefeitura inicia a reforma da Maria Fumaça

Fotografia: João Carlos S. Gonçalves
A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, deu início, na semana passada, às reformas e revitalização da Maria Fumaça e da praça do Areão. Os serviços estão previstos para terminar em 30 dias.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Zeferino, a Prefeitura contratou uma empresa para reformar a locomotiva e o arco da praça que, devido à ação do tempo e, principalmente dos atos de vandalismo, necessitam de melhorias “há muitos anos”. “Além da exposição deles ao sol e à chuva, tenho que ressaltar a questão do vandalismo, que infelizmente degradaram o bem”, explicou Rodrigo.
O secretário também informou que já tramita na Prefeitura uma licitação para a instalação de uma grade de vidro que cercará a caixa de brita onde a Maria Fumaça está instalada. “Esse guarda-corpo vai ter uma altura mediana para impedir o acesso das pessoas ao bem tombado, evitando o vandalismo e o desgaste da locomotiva. Ao mesmo tempo, ele não vai atrapalhar a estética do monumento e nem impedir as fotografias dos visitantes”, ressaltou. Ainda segundo Rodrigo Zeferino, para as reforma e pintura da locomotiva e do arco, a Prefeitura investiu cerca de R$ 15 mil.
Já a praça do Areão, passará por uma reforma completa. Além da melhoria paisagística, terá todos os equipamentos – bancos, escadas, alvenaria e meio-fio – reformados e pintados. “Esse serviço está sendo feito com equipe própria, a do Parques e Jardins e, temos um contrato com a Itaurb para a mão de obra da pintura e jardinagem”, explicou o secretário.
Segurança
Para coibir os atos de vandalismo e oferecer um espaço saudável à população, a Prefeitura de Itabira reforçou a segurança da praça. Vigilantes da Itaurb estarão presentes 24 horas por dia, sete dias por semana. “Estamos reforçando essa questão para tornar o espaço agradável e com segurança para o cidadão frequentar com a família, fazer piquenique e praticar esportes, o que já acontece aqui”, destacou Rodrigo Zeferino.

Foi com muita satisfação que li esta  matéria publicada  no site  www.defatoonline.com.brA proposta de revitalização e preservação desta praça é muito interessante, contudo, é necessário criar nas escolas projetos educativos que voltem o olhar para preservação patrimonial. Assim, no futuro próximo, nossas crianças serão adultos conscientes e responsáveis por zelar pelo bem público. 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ATRAÇÕES DO 37º FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA

Segundo fonte  do site  Defatoonline, estão confirmadas as atrações musicais para o 37º Festival de Inverno de Itabira, que ocorre entre os dias 4 e 24 de julho. Artistas reconhecidos nacionalmente estarão na cidade durante os dias de evento. As atenções voltam-se, principalmente, para Emílio Santiago, a banda Tianastácia, e para as cantoras Negra Li, Preta Gil e Mart´nália.

A abertura oficial será no dia 10 de julho, com shows de Romário Araújo e Emílio Santiago, na praça Acrísio Alvarenga. No dia 14/07 tem apresentações de Graveola e o lixo polifônico e Kristoff Silva, no Paredão da rua Tiradentes. No dia 15 o grupo Tambor Mineiro se apresenta na Fazenda do Pontal. No dia 16 os shows serão de Matinada Rock’n roll e Mudrond, DR80, Tianastácia e Vil Metal com Pepeu Gomes. No dia 17 de julho as apresentações serão na Concha Acústica do Pico do Amor, com shows de Negra Li e Preta Gil. No dia 21 tem shows de Amine Jabour e Marcos Assumpção no Paredão da Tiradentes. No dia 22 é a vez de Cobra Coral e Kiko Klaus na Fazenda do Pontal. No dia 23 tem apresentação da Orquestra Sanfônica de São Paulo, na praça Acrísio. O encerramento será no dia 24, com Lúdica Música e Mart´nália, na Concha Acústica.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PENSANDO A EDUCAÇÃO

Itabira terá um final de semana dedicado à Educação Inclusiva. Durante os dias 9, 10 e 11 de junho acontecerão, no Centro Cultural e  na EEMZA,  palestras, mostras acadêmicas e oficinas  ministradas pelos  alunos de Pedagogia  da Unipac.  

Ainda que as políticas nacionais e os acordos internacionais tenham sua atenção voltada para a verdadeira cidadania de inclusão, muitas escolas no Brasil ainda enfrentam preconceitos e a falta de comprometimento de alguns de seus educadores para a prática da inclusão escolar. Não é  possível, nos dias atuais ignorar o que acontece dentro e fora dos muros das escolas.   É primordial aceitar as diferenças, adequar todos os alunos para um convívio social e humanitário para que possam a partir daí, expandir o conceito de Inclusão para toda sociedade.

“Se o individuo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente" (Jean Piaget)

II Seminário de Educação na FCCDA

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), promove amanhã (9), às 19 horas, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, o II Seminário de Educação com o tema: “Um novo olhar sobre a Educação”. A professora Jânia Almeida Silva, mestranda em Linguística e Língua Portuguesa irá discutir o processo da inclusão educacional com acadêmicos e professores da rede pública e particular. A palestrante possui experiência na área pedagógica com alunos portadores de deficiência mental, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O SANTUÁRIO DE TODOS NÓS

PINK FLOYD NO GRANDE TEATRO

A banda UMMAGUMMA, considerada um dos melhores covers do país, vai cantar e tocar clássicos de uma das maiores bandas de rock progressivo de todos os tempos, Pink Floyd.  O show acontece no Grande Teatro do Palácio das Artes, no dia 01 de julho, e irá retratar não apenas a musicalidade do quarteto inglês, mas trará também efeitos audiovisuais, que sempre estiverem presentes nas apresentações da banda original.


Com o propósito de levar ao público, da maneira mais fiel possível, o show de uma das mais importantes bandas de rock progressivo de todos os tempos, a banda UMMAGUMMA se formou em 2002, na cidade de Três Pontas – MG. O primeiro show aconteceu no dia 28 de setembro do mesmo ano em Três Pontas, no Centro Cultural Milton Nascimento, após seis meses de intensa preparação. 

Desde então a banda tem se apresentado em várias cidades brasileiras como Ouro Preto, Viçosa, Itaúna, Pará de Minas, Varginha, São Paulo, Jundiaí e Rio de Janeiro, tendo Belo Horizonte como o local de apresentações mais frequentes. 

No repertório a banda passa por todas as fases do quarteto inglês, desde The Piper At The Gates Of Dawn até The Division Bell.

Fundação Clóvis Salgado apresenta Nabucco, primeiro grande sucesso de Verdi.

De 19 a 27 de junho, o Grande Teatro do Palácio das Artes recebe Nabucco, de Giuseppe Verdi (1813-1901). Trata-se de uma das óperas mais executadas no mundo e esta é a primeira vez que a montagem é produzida em Belo Horizonte, pela Secretaria de Estado de Cultura (Governo do Estado de Minas Gerais), por meio da Fundação Clóvis Salgado. O espetáculo tem direção musical e regência de Silvio Viegas. A concepção e direção de cena ficaram a cargo de André Heller-Lopes. Oito solistas de diferentes estados e países foram convidados: Rodrigo Esteves (RJ), Eiko Senda (Japão), Sávio Sperandio (GO), Rita Medeiros (MG), Marcos Paulo (RJ), Cristiano Rocha (MG), Júlio César Mendonça (MG) e Fabíola Protzner (MG).

Com quatro partes, Nabucco estreou em 1842, no teatro La Scala, em Milão, sendo a terceira composição e o primeiro grande sucesso de Giuseppe Verdi. O libreto, assinado por Temistocle Solera, conta a história de hebreus cativos (prisioneiros) que se tornaram escravos por Nabucodonosor, famoso rei da Babilônia. 

37º Festival de Inverno de Itabira

O Site Defatoonline lançou uma matéria com destaque para as possíveis atrações do 37º Festival de Inverno de Itabira. 

No dia 4, se tudo correr como programado, começarão as oficinas. Artistas e grupos importantes, como Sandra de Sá, Vânia Bastos, Grupo Tambor Mineiro, Terra Cotta - Dança Afro Contemporâneo, estão entre as propostas aprovadas pela comissão para a programação aberta. Acertar a agenda do evento com a agenda dos artistas e grupos culturais – sem falar no cachê, que é sempre problemático – é que é o problema.

Para ler  matéria completa Clique aqui