|
Fotografia: João Carlos S. Gonçalves |
A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, deu início, na semana passada, às reformas e revitalização da Maria Fumaça e da praça do Areão. Os serviços estão previstos para terminar em 30 dias.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Zeferino, a Prefeitura contratou uma empresa para reformar a locomotiva e o arco da praça que, devido à ação do tempo e, principalmente dos atos de vandalismo, necessitam de melhorias “há muitos anos”. “Além da exposição deles ao sol e à chuva, tenho que ressaltar a questão do vandalismo, que infelizmente degradaram o bem”, explicou Rodrigo.
O secretário também informou que já tramita na Prefeitura uma licitação para a instalação de uma grade de vidro que cercará a caixa de brita onde a Maria Fumaça está instalada. “Esse guarda-corpo vai ter uma altura mediana para impedir o acesso das pessoas ao bem tombado, evitando o vandalismo e o desgaste da locomotiva. Ao mesmo tempo, ele não vai atrapalhar a estética do monumento e nem impedir as fotografias dos visitantes”, ressaltou. Ainda segundo Rodrigo Zeferino, para as reforma e pintura da locomotiva e do arco, a Prefeitura investiu cerca de R$ 15 mil.
Já a praça do Areão, passará por uma reforma completa. Além da melhoria paisagística, terá todos os equipamentos – bancos, escadas, alvenaria e meio-fio – reformados e pintados. “Esse serviço está sendo feito com equipe própria, a do Parques e Jardins e, temos um contrato com a Itaurb para a mão de obra da pintura e jardinagem”, explicou o secretário.
Segurança
Para coibir os atos de vandalismo e oferecer um espaço saudável à população, a Prefeitura de Itabira reforçou a segurança da praça. Vigilantes da Itaurb estarão presentes 24 horas por dia, sete dias por semana. “Estamos reforçando essa questão para tornar o espaço agradável e com segurança para o cidadão frequentar com a família, fazer piquenique e praticar esportes, o que já acontece aqui”, destacou Rodrigo Zeferino.
Foi com muita satisfação que li esta matéria publicada no site www.defatoonline.com.br. A proposta de revitalização e preservação desta praça é muito interessante, contudo, é necessário criar nas escolas projetos educativos que voltem o olhar para preservação patrimonial. Assim, no futuro próximo, nossas crianças serão adultos conscientes e responsáveis por zelar pelo bem público.